top of page

Gerenciamento eletrônico do diabetes mellitus: uso da tecnologia para melhor controle

  • Foto do escritor: Alunos de Farmácia
    Alunos de Farmácia
  • 13 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Essas novas tecnologias, em constante desenvolvimento e evolução, buscam o gerenciamento eletrônico do diabetes, resultando em melhora dos níveis glicêmicos, diminuição dos episódios de hipo e hiperglicemia, assim como em facilidade de cálculos e manejo do diabetes, tanto pela equipe de saúde quanto pelo próprio paciente e por sua família.


Bomba de infusão de insulina

A bomba de infusão de insulina é um dispositivo mecânico com comando eletrônico, que possui um reservatório de insulina e um cateter pelo qual ocorre infusão da substância no tecido subcutâneo do paciente. E colocada externamente ao corpo, presa na cintura ou pendurada por dentro da roupa com o auxílio de estojos, clipes ou suportes. Ela deve ser usada ao longo das 24 horas do dia, podendo ser retirada em situações excepcionais por no máximo 2 horas.


ree
Esquema operacional de uma bomba de insulina. Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes.

ree
Bombas de Insulina disponíveis no Brasil. Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes.

Entre as vantagens farmacocinéticas do uso da bomba de insulina versus a terapia com múltiplas doses de insulina (MDI), destacamos:

Elas liberam a quantidade exata programada, até mesmo doses muito pequenas, como 0,05 Unidades/hora, e até se pode programar a não liberação de insulina por algumas horas. Também é possível aumentar ou reduzir, temporariamente, a infusão de insulina, como no caso de infecções e durante a atividade física, usando basais temporários ou outros basais que ficam armazenados na memoria da bomba. A possibilidade de redução ou mesmo interrupção momentânea da oferta de insulina facilita muito a prevenção e o tratamento das hipoglicemias. Assim é possível alcançar um melhor controle glicêmico, com menos hipoglicemias, inclusive assintomáticas, com consequente melhora importante da qualidade de vida. Adicionalmente, a programação da liberação de insulina, ao longo das 24 horas, simula a função do pâncreas normal. Ademais, o uso de bomba de infusão reduz as variações glicêmicas ao longo do dia e a necessidade de insulina diária em até 20%.


CGMS (continuous glucose monitoring system)

Ele mede e registra os níveis de glicose no tecido celular subcutâneo por meio de uma pequena cânula inserida sob a pele medindo a glicose no fluido intersticial. As informações medidas pelo sensor são transmitidas por um cabo elétrico (em aparelhos mais antigos) ou por ondas (sistema sem fio) para um transmissor do tamanho de uma bomba de insulina que permanece com o paciente.


ree
CGMS – Continuous Glucose Monitoring System (Sistema de Monitoramento contínuo de glicose)



Comments


Para mais informações, acesse os sites: 

SBD
IDF
LOGO_SBEM3_IA9kNFt.jpg
bottom of page