Principais sintomas do Diabetes Mellitus
- Alunos de Farmácia
- 9 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de out. de 2018
O diagnóstico do Diabetes Mellitus é dado geralmente sem que os pacientes apresentem sintomas, pois, inicialmente a doença apresenta-se silenciosa. Quanto mais avança, aparecem sintomas clássicos como:
Principais sintomas do Diabetes
Tipo I: Na fase clínica, a manifestação do DM1 (Diabetes tipo I), o início é em geral abrupto, podendo ser a cetoacidose diabética a primeira manifestação da doença em um terço dos casos. Embora a maioria dos pacientes com DM1 tenha peso normal, a presença de sobrepeso e obesidade não exclui o diagnóstico da doença.
Tipo II: A maioria dos casos apresenta-se com excesso de peso ou deposição central de gordura.
Os sintomas clássicos do diabetes são: poliúria (aumento exagerado do volume urinário) que corresponde à eliminação de volume de urina superior ao normal, ou seja, superior aos 2 500 ml/dia, polidipsia (sede excessiva), polifagia (necessidade anormal de ingerir alimentos.) e perda involuntária de peso. Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite (inflamação da mucosa que recobre a glande peniana e do prepúcio) e infecções de repetição. Entretanto, o diabetes é assintomático em proporção significativa dos casos, a suspeita clínica ocorre então a partir de fatores de risco.
"Quando o paciente sente sintomas clínicos, o diabetes já pode estar em estágio avançado e não pode ser revertido. É importante destacar que o diabetes é uma doença crônica e que não tem cura, mas ao ser descoberto precocemente, pode ter reversão do quadro." (Dr. Amelio Godoy-Matos, CRM 260 673 RJ)

Comments