top of page

Você sabe qual a função do seu pâncreas?

  • Foto do escritor: Alunos de Farmácia
    Alunos de Farmácia
  • 26 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 15 de out. de 2018


O nosso Pâncreas age como uma glândula tanto de forma exócrina (fabricando enzimas digestivas) como endócrina (produção de insulina e glucagon). Anatomicamente ele é composto por Ilhotas de Langerhans, que são células secretoras de hormônios e liberam a insulina e o glucagon. Juntos, a insulina e o glucagon têm o papel de manter nossa glicemia no nível constante e dentro da normalidade.

A insulina diminui a glicose e permite a entrada da mesma nas células do fígado, músculos e outros tecidos. Quando comemos alguma coisa, a secreção de insulina aumenta e move a glicose do sangue para o fígado, músculos e células gordurosas. Quanto mais açúcar é ingerido, maior é a sobrecarga do pâncreas. A quantidade de insulina produzida vai depender da quantidade de açúcar que se come.

O glucagon eleva a glicemia por meio da estimulação da glicogênese (após 8 a 12 horas sem alimento, o fígado forma glicose a partir da degradação de substâncias não carboidratos, incluindo aminoácidos) convertendo o glicogênio em glicose. Esta é secretada em uma queda de glicemia.



Regulação da glicemia pelos hormônios glucagon e insulina.
Wikipédia, 2018. Regulação da glicemia pelos hormônios glucagon e insulina.

Insulina X Glucagon


Ambos são muito importantes no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. A razão entre os dois, controla os níveis de produção e degradação de glicose. Possuem efeitos também antagônicos em outros processos enzimáticos do fígado no metabolismo de glicose e ácidos graxos.


Comentarios


Para mais informações, acesse os sites: 

SBD
IDF
LOGO_SBEM3_IA9kNFt.jpg
bottom of page