Microbiologia no Diabetes: Infecções causadas por microorganismos
- Alunos de Farmácia
- 9 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2018
Portadores do Diabetes são mais propensos a adquirir infecções devidos a alterações imunológicas ocasionadas pela toxicidade da glicose no organismo, que vem a comprometer a capacidade funcional dos neutrófilos, que são células de defesa responsáveis por eliminar o patógeno desencadeador da infecção.
Outras alterações são típicas dos portadores da DM, como a redução na produção das chamadas interleucinas pelas células de defesa, sendo elas partículas que também atuam em processos infeciosos, como também é evidente a alteração do sistema antioxidante (função de reduzir ou inibir danos causados pelos radicais livres), acarretado por consequência elevação na susceptibilidade celular ao estresse oxidativo (causador do envelhecimento precoce em virtude da morte das células, bem como certos tipos de câncer, mal de Parkinson e entre outros).
Devido a estes distúrbios, os portadores do Diabetes Mellitus são definidos como imunodeprimidos, sendo mais susceptíveis a infecções e complicações por estas infecções.
Normalmente, mediante uma infeção as células de defesa migram para região acometida pelo agente infeccioso e realizam a fagocitose, englobando o agente responsável pela patologia (doença), eliminando-o. Porém, neste grupo de pacientes essa função de defesa do organismo encontra-se prejudicada, o que resulta muitas vezes em uma infecção descontrolada.

コメント