top of page

Como é vista a Assistência Farmacêutica voltada aos pacientes diabéticos?

  • Foto do escritor: Alunos de Farmácia
    Alunos de Farmácia
  • 13 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Foram realizadas visitas em estabelecimentos que ofertam o serviço de Assistência Farmacêutica na cidade de Vitória da Conquista onde entrevistou-se os profissionais que trabalham no setor:


Farmácia comunitária

Proprietários: “Apoiam e incentivam todas as ações realizadas na assistência farmacêutica, reconhecendo que todas as atividades ali realizadas fazem diferença para o paciente diabético”.

Farmacêutico: “A Assistência Farmacêutica (AF), é um excelente trabalho, e fico feliz em poder oferece-lo aos nossos pacientes. É notória a eficácia desse serviço durante o tratamento de pacientes diabéticos”.

Pacientes: “sabem a importância da AF, reconhecendo a o papel do profissional farmacêutico. Agradecem pelas orientações e pelo acompanhamento farmacoterapêutico oferecido durante o tratamento”.


Grandes redes

Farmacêutico: “Hoje a gente tem, pelo menos nessa rede, em quase todas as lojas, o serviço de AF. Onde o farmacêutico é responsável pelo acompanhamento desde paciente diabéticos, hipertensos, auxiliam na perda de peso, auxílio para parar de fumar, para paciente com dislipidemias, autocuidados, que são as orientações e prescrição de medicamentos isentos de prescrição. Esse é um trabalho que todas as redes filiadas à Associação Brasileira de Farmácias do Varejo tem, onde existe um programa de capacitação de todos os farmacêuticos e algumas redes tem essas clínicas em suas lojas. Nossa rede tem uma grande demanda de pacientes diabéticos, onde acontece o acompanhamento farmacoterapêutico. Nós fazemos a aferição de glicemia, verificamos se o medicamento está dando respostas positivas, se o paciente está usando o medicamento de forma correta, fazemos todo esse controle. Além de orientar sobre a alimentação e atividade física.”

Pacientes: Segundo a farmacêutica, inicialmente os pacientes se assustam um pouco por não ser um serviço muito comum, más, geralmente quando o paciente se acostuma dão uma boa abertura. “Eles se sentem muito gratos ao perceberem que temos um cuidado que as vezes nem o próprio médico tem. Gostam bastante, tem uma boa aceitação”, completou a farmacêutica.



ree
Consultório Farmacêutico. Fonte: Rede Compre Certo

Comments


Para mais informações, acesse os sites: 

SBD
IDF
LOGO_SBEM3_IA9kNFt.jpg
bottom of page