Estruturação da assistência farmacêutica para pacientes diabéticos.
- Alunos de Farmácia
- 13 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de out. de 2018

A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde. (MINISTÉRIO DA SAÚDE)
A Assistência Farmacêutica direcionada aos pacientes diabéticos é imprescindível, devido à necessitarem de uma orientação especial, em função de serem acometidos por uma doença complexa que exija cuidados. Esse acompanhamento farmacoterapêutico acontece em consultórios farmacêuticos presentes em algumas farmácias comunitárias, do SUS, ou em consultórios independentes.
Os consultórios devem ser organizados de forma que as salas contenham pia com água corrente, além de sabonete líquido, suporte de papel para toalha e álcool a 70%; bancada que facilite o preparo dos medicamentos, assim como uma caixa para coleta dos materiais perfurocortantes; Armários com portas e lixeiras com tampa e pedal; paredes pintadas com cores claras, evitando objetos decorativos grandes; maca para facilitar a aplicação de injetáveis, sendo obrigatório uma cobertura descartável; geladeiras para o armazenamento adequado das insulinas, que são drogas termolábeis, devendo serem armazenadas em temperaturas entre 2 a 8 graus; glicosímetro e tiras para controle de glicemia.
A Atenção Farmacêutica engloba uma série de atitudes por parte do profissional farmacêutico, sendo uma delas, as informações prestadas aos pacientes como: as instruções quanto ao uso dos medicamentos prescritos, sua dosagem e horário de administração; a avaliação das possíveis interações medicamentosas; a orientação sobre o armazenamento e conservação do medicamento e a aferição da pressão arterial e glicemia. Alguns estudos já comprovaram a eficácia do acompanhamento farmacoterapêutico.
Comentários