Aplicativos que facilitam a vida de quem é portador de Diabetes
- Alunos de Farmácia
- 14 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de out. de 2018
Pessoas portadoras de Diabetes também puderam se beneficiar do avanço da tecnologia. Atualmente existem aplicativos que auxiliam a pessoa portadora da doença, desde os que fornecem lembretes de uso de medicamentos e até os que oferecem informações nutricionais.
Alguns usam gadgets físicos em apoio a aplicativos, fazendo, por exemplo, a coleta de sangue para uma rápida avaliação do paciente. Outros, principalmente os gratuitos, são os que se concentram na parte cotidiana dos pacientes, fornecendo informações para garantir o bem-estar do usuário.
O primeiro aplicativo da lista é 100% brasileiro e o único oficialmente recomendado pela Sociedade Brasileira de Diabetes.
- Glic / Diabetes e Glicemia
O Glic faz com que o seu celular se transforme em um importante aliado no tratamento do diabetes, possibilitando o registro de glicemia, alimentação e cálculo automatizado de doses a partir da sua prescrição médica. Além de participar do dia a dia de quem tem diabetes e seus cuidadores, ele se conecta com a equipe médica em tempo real, através de um prontuário eletrônico na web, permitindo decisões mais esclarecidas para o tratamento do diabetes.
Onde encontrar: Play Store e Apple Store Preço: Grátis Disponível para sistema iOS e Android.
- Companion mySugr Funciona como um diário. Ajuda a controlar a glicemia, monitora carboidrato e rastrear uso de insulina. Tem um sistema de motivação e ajuda o paciente a atingir metas pessoais de alimentação. De todos os apps aqui analisados, o mySugr é, provavelmente, o que traz a interface e a filosofia de funcionamento mais, digamos, divertida — o que faz dele a melhor opção para usuários que precisam de um certo estímulo, como crianças ou idosos. Apesar disso, uma crítica a ser feita é a organização visual um pouco confusa; não chega a ser algo que torne o app impossível de ser utilizado, mas a lógica de disposição de recursos e a densidade de informações pode ser um pouco opressiva para início de conversa.
Existe ainda uma versão PRO do mySugr que traz, adicionalmente, a pesquisa inteligente de alimentos e atividades físicas, calculadora de bolus, formatos adicionais de relatórios (como PDF e XLSX), lembretes de registro de glicemia, suporte prioritário e desbloqueio de todos os desafios (alguns deles estão disponíveis também para os usuários comuns). Essa versão pode ser adquirida por meio de uma compra dentro do app e custa R$4,50/mês ou R$90/ano.
Onde encontrar: Play Store e Apple Store
Preço: Grátis Disponível para iOS e Android.
- Glucose Buddy
Esse, pode-se dizer, é o veterano do grupo: o Glucose Buddy é quase tão velho quanto a própria App Store, perdurando por nove longos anos como um dos principais apps de controle da diabetes. Ainda bem que, ao contrário do que se poderia pensar, isso não significa que sua interface e funcionamento são arcaicos — pelo contrário, o app é bem desenhado e tem suas funções bem distribuídas, apesar do design básico e sem as firulas dos outros aqui citados (o que pode ser, para alguns, um ponto positivo).
Onde encontrar: Play Store e Apple Store
Preço: Grátis
Disponível para iOS e Android.
Comments